História da arte: principais movimentos para inspirar

história da arte

Seja na sala de aula, em cursos ou em casa, conhecer a história da arte é uma forma de entender melhor o mundo, acontecimentos e ainda se inspirar em criações e no repasse de dados importantes sobre o mundo.

Pensando nisso, separamos aqui os principais movimentos, considerando as características fundamentais da arte e cultura de cada um para deixar a criatividade acontecer de qualquer forma!

1# Expressionismo

Surgindo na Alemanha por volta de 1905, uma época de muitas emoções, esse movimento destaca sentimentos conflituosos, principalmente a raiva e violência, depressão e angústia e mais.

Por isso, é comum o uso de cores fortes, intensas, formas humanas distorcidas e tem Van Gogh e Munch como principais nomes.

Cabe destacar que tal movimento surgiu em contraponto ao impressionismo, onde a arte destacava apenas aquelas cenas bucólicas, leves, sem carga emocional e muitas vezes sem personagens.

2# Fauvismo na história da arte

Os quadros do fauvismo são marcados pelo uso de cores puras, sem misturas e sem compromisso com a realidade.

Logo, as obras retratavam coisas mais simples, faziam insinuações e ousadas, mas sem que os propósitos fossem rapidamente compreendidos.

3# Cubismo

O cubismo é um movimento que apresenta objetos, coisas e pessoas de maneira fragmentada, nunca inteiriça.

Assim, as obras mostram partes de imagens, composições de várias partes e ângulos distintos. Não à toa, faz-se uso de muitas formas geométricas.

Inclusive, Picasso é um dos grandes nomes desse movimento.

4# Arte Abstrata

Amplamente usada até hoje por alguns, o abstracionismo surge como um movimento de libertação.

Justamente por isso, essa arte é interpretativa, nem sempre traz coisas reconhecidas facilmente e aposta na figuração e imitação do mundo real, mas de uma forma distinta.

Ao mesmo tempo, utiliza-se muitas formas, cores, linhas e superfícies ou mesmo texturas diferentes.

5# Futurismo e Dadaísmo

O futurismo é um movimento alinhado as ideias fascistas da época, que retratava a tecnológica, movimento, velocidade e possui bases ideológicas, contribuindo para sua queda.

Por outro lado, o dadaísmo surgiu como uma arte radical, destrutiva, cômica e, simultaneamente, pessimista.

Assim, mostrava a aversão do mundo a guerra, nacionalismo, consumismo, materialismo e mais.

6# Surrealismo na História da Arte

O movimento surrealista veio em contraponto ao dadaísmo, para apresentar coisas do subconsciente humano, ultrapassando a realidade.

Esse movimento surrealista ganhou impulso pelas teorias de Freud, que estavam em auge.

Inclusive, são obras comuns em escritórios e clínicas para mostrar uma libertação do racional e mostrar mais da imaginação, símbolos, sonho e do que é lógico.

Atualmente, muito se fala sobre pintura e arte moderna, com temas rotineiros e adição de novos elementos em tela, como colagens de diferentes materiais.

Da mesma maneira, percebe-se um desapego do que é o formal. Entretanto, todas histórias da arte destacada aqui são movimentos dessa nova era, mas que possuem características próprias.

Por isso, sabemos que tudo começa com uma boa educação, o que é ampliado com materiais de qualidade, duráveis e que permitam a liberdade de expressão e o ensino.

Então, venha conferir o nosso catálogo de produtos ou entre em contato para tirar dúvidas e fazer um orçamento.

Nos siga no Instagram e no Facebook.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email

Posts Relacionados