Montar um estoque de papelaria que funcione é essencial para os negócios, evitando que alguns itens passem meses juntando poeira e outros estejam sempre em falta, atrapalhando as vendas.
Afinal, com o fim da pandemia, a expectativa é que a economia comece a crescer, com negócios específicos ganhando mais destaque e elevando os lucros dos empreendedores. Confira!
1# Prepare o local de armazenamento para montar um estoque de papelaria
Para começar, a regra de sucesso é ter um espaço adequado para montar o seu estoque. Logo, ele não precisa ser grande, mas deve funcionar.
Geralmente, os empreendedores optam por prateleiras, que são fáceis de acessar e de manter tudo organizado.
Porém, no ramo da papelaria, considere a segurança dos objetos.
Já que muitos produtos podem acabar voando, caindo ou se perdendo, a dica é ter outros espaços de armazenamento, com gavetas, como um easy box.
2# Identifique o que você mais vende
Não é incomum que cada região ou segmentação de público consuma mais um, ou outro produto.
Por exemplo, algumas papelarias vendem mais lápis e canetas, enquanto outras vendem mais cadernos e folhas.
Para os empreendedores que estão iniciando, a dica é comprar em pequenas quantidades, para começar a criar o seu estoque.
Conforme as vendas começarem a acontecer, você conseguirá identificar quais são os “carros-chefes” do seu negócio.
Porém, uma dica especial é nunca ficar sem os produtos que mais vende e ter opções semelhantes e complementares para oferecer.
3# Montar um estoque de papelaria: itens de home office
Com o aumento do trabalho em casa, mais e mais pessoas recorrem aos comércios para procurar produtos que facilitem a rotina.
Pensando nisso, ter quadros brancos, caixas fichário e correspondência, cestos de papel e apoio para os pés são um grande diferencial.
Então, converse com um de nossos representantes para encomendar os seus e aumentar suas vendas.
4# Organize os números
Para montar um estoque de papelaria funcional, é essencial manter os números sempre atualizados.
Dessa maneira, você encomenda de forma antecipada, não fica sem produtos, organize melhor as prateleiras e cria um esquema.
Suponha, que você tenha muitos produtos parados no estoque há alguns meses, com o controle desses números, você sabe exatamente o que não está vendendo e pode oferecer aos clientes de outras formas.
Seja com valores promocionais, sorteios, combos e assim por diante.
De qualquer forma, crie uma planilha para o seu estoque e sempre a atualize.
Lembre-se das datas especiais, ou seja, algumas épocas do ano vendem mais alguns tipos de produtos que outros, decorrente de feriados, início do ano escolar ou outro.
5# Educação, arte e cultura
Por fim, toda papelaria que se preze deve ter produtos extras para vender, que vão além de cadernos e folha para fichário.
Na prática, equipamentos de pintura e voltados para educação, como quadros e pranchetas, tem boa saída no mercado e podem ser vendidos separadamente ou em kits.
Sabendo que tudo começa com uma boa educação, a Souza tem os melhores produtos para você iniciar o seu estoque com equipamentos de altíssima qualidade, representantes preparados para tirar suas dúvidas e catálogo completo.