Palavra do presidente

Caros clientes, representantes, colaboradores e fornecedores.

É com grande satisfação que levamos a todos vocês o novo SITE DA SOUZA.

Na análise de lançamento deste catálogo, o mesmo era para ter sido lançado em 2019, durante o período de comemorações dos 50 anos da SOUZA. Porém, como tudo muda constantemente, naquele momento tínhamos vários projetos em desenvolvimento. Projetos que demandavam investimentos que iriam nos proporcionar novas linhas de produtos e melhorias de processos, por isso entendemos que valeria a pena retardar o lançamento do novo catálogo.

Ao fim de 2019 nosso espírito era de puro otimismo e com um olhar pro futuro de prosperidade em nossas decisões. Tínhamos um novo governo que promovia uma organização das contas públicas, o que daria fim a um longo período de corrupção e de desmandos nos governos e promoveria também as reformas necessárias ao país, incentivando assim o setor produtivo a investir e acreditar no seu trabalho. O nosso país atrairia mais investimento e o ambiente de negócios seria mais seguro e com regras mais claras, onde acabaríamos com os privilégios do setor público, teríamos a tão necessária Reforma da Previdência, Reforma Administrativa e a Reforma Tributária, esta que iria acabar com o hospício tributário instalado no Brasil.

E então veio 2020. Que ano! Que loucura virou o mundo de março de 2020 em diante. Passamos de um período de grande entusiasmo para um momento de grande ansiedade e preocupação, pois não conseguíamos mais vislumbrar o que poderia ser o futuro.

Passados estes 12 meses que ligam março de 2020 a abril de 2021, que é o mês que estamos fazendo o lançamento deste novo catálogo, passamos por provas que testaram nossa resiliência e a nossa capacidade de improvisarmos e nos adaptarmos a mudanças drásticas de comportamento, de consumo e de hábitos.

Tivemos que implementar e aprender mais sobre e-commerce, apoiar mais os canais de distribuição e entender o que e onde o nosso consumidor queria consumir e, apesar de todas as atribulações, continuamos avançando e sonhando com o futuro e entendendo que são 3 coisas essenciais que movem os seres humanos.

Pensando no que as pessoas buscam em essência e o que as faz tomar suas decisões, nos baseamos em 3 perguntas para sempre podermos atendê-las da melhor forma possível. E assim vimos que as pessoas sempre procuram viver mais, viver melhor e gastando menos recursos.

Lembrar disso a todo momento tem nos pautado ao desenvolver novos produtos e serviços que estejam dentro do nosso propósito de ser. Afinal, nosso CORE BUSINES ficou evidenciado na comunicação que usamos durante o período de comemorações dos 50 anos da empresa, “SOUZA 50 ANOS – DANDO SUPORTE AO CONHECIMENTO”.

Olhando a nossa trajetória, seguimos acreditando que a educação é a base de todas as ciências e que só através da ciência e do conhecimento vamos encontrar a cura para o momento que vivemos. Afinal, uma boa educação é a base para um futuro melhor.

Que Deus abençoe a todos nós e que o futuro nos traga mais sabedoria, misericórdia e amor para que possamos ter uma sociedade mais justa e próspera.

Atenciosamente,

José Ferreira de Sousa
Diretor Presidente

Sucesso e bons negócios!

História

Inicialmente atuando com o nome de Souza & Nakid, a empresa nasceu em 1969 numa pequena casa que servia de oficina, em Itapuí, interior paulista. A partir de 1973, já como Souza & Cia, a empresa investiu em instalações, equipamentos e na diversificação do seu mix.

Desde então, a Souza & Cia. se destaca no mercado, sendo líder na fabricação de quadros e artigos escolares e de papelaria em madeira.

Nossos valores

1. Respeito à dignidade humana e à natureza;
2. Certeza de que cada um na organização é essencial para a mesma; todos têm sua importância, todos são responsáveis;
3. Os relacionamentos entre gestores e colaboradores deverão ser pautados por princípios éticos, de honestidade, justiça e responsabilidade, o mesmo devendo ocorrer nos relacionamentos entre os vários colaboradores.
4. Todos devem esforçar-se para o melhoramento e aperfeiçoamento contínuo de si mesmo e da organização;
5. A razão da organização está fora dela, no cliente. Todos na organização devem colaborar e trabalhar para que o cliente tenha suas necessidades satisfeitas plenamente.

Nossa Visão

Ser a primeira empresa no mercado de quadros escolares e artigos em madeira para papelaria e estar entre as 3 maiores nos mercados de artefatos de madeira e mobiliário escolar.

Nossa Missão

Contribuir para o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas, através de soluções para o dia a dia.

Responsabilidade Social

Para a Souza & Cia, a consciência do contexto social e cultural na qual está inserida é a mais correta tradução de Responsabilidade Social.

A Souza conduz seus negócios segundo esta consciência, tornando-a corresponsável pelo desenvolvimento social. Assim, o público englobado ultrapassa os clientes, abrangendo também colaboradores, fornecedores, consumidores finais, a exploração responsável do meio-ambiente e a comunidade em geral.

A responsabilidade social tem como base principal a Ética, que tem se expressado pelos valores adotados pela Souza no decorrer de sua existência.

Acreditamos que não há Responsabilidade Social sem ética nos negócios; é preciso haver coerência entre ação e discurso.

Antes, bastava às empresas oferecerem bons produtos e tratar de forma ética parceiros e fornecedores para obter uma boa imagem.

Hoje, além de gerar empregos, pagar impostos e obedecer a lei, também devem contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.

A construção de um país melhor exige que o setor privado esteja engajado, não apenas nos seus próprios negócios, mas com atuação voltada para a comunidade da qual faz parte. Essa visão abrangente fortalece o conceito de cidadania empresarial, e tem levado a Souza a se preocupar com os impactos de suas atividades, não apenas no âmbito econômico, mas também no político e social.

Investimentos

Como já dissemos,

Um dos grandes desafios que historicamente sempre enfrentamos é o de dar uma resposta de logística mais eficiente aos nossos clientes, fazendo com que nossos produtos estejam mais disponíveis para atender à demanda do mercado, agregando mais valor para a marca SOUZA e melhorando as relações de parcerias com os canais de distribuição, fazendo com que a nossa marca seja sempre a primeira 

opção na cabeça de nossos parceiros do canal de papelarias. Nosso modelo de negócio sempre foi baseado em produção contra pedido, ou seja, produzindo sob demanda e não investindo em estoque. Desta forma, imobilizamos o capital em matéria-prima e nunca em material acabado, gerando maior flexibilidade no uso dos nossos recursos e minimizando perdas de produtos que pudessem ter baixa demanda ou que eventualmente possam ser descontinuados por mudança de hábito dos nossos consumidores.

Mas o mundo ficou imediatista, a informação viaja à velocidade da luz, a competição se acirrou e as respostas devem ser cada vez mais rápidas. O governo criou a substituição tributária e

inverteu a lógica dos estoques nos canais de distribuição: antes se pagavam impostos quando se vendia, hoje é quando se compra. Por isso o canal quer cada vez mais eficiência na cadeia de distribuição e fazer o produto se movimentar quando esta demanda esta sendo gerada.

Atentos a esta realidade, nos últimos cinco anos começamos um plano de metas que visa investir no layout da fábrica. Trocamos alguns equipamentos, fizemos melhorias em outros, otimizamos os processos, investimos em tecnologia da informação para podermos processar e analisar melhor todos os nossos dados e implementarmos controles que fizessem com que nossas decisões fossem as mais acertivas possíveis, minimizando erros e dando um retorno sobre investimento satisfatório ao acionista, aos nossos clientes, colaboradores e fornecedores.

Confira um pouco do que foram estes últimos cinco anos e esperamos poder continuar crescendo com o nosso país e os nossos clientes.