Nesse post, separamos outros métodos de aprendizado que podem ser inseridos na rotina comum das crianças, para incentivar o processo de reter conhecimento e evitar que se torne algo cansativo.
Assim, a expectativa é fazer com que os pequenos se tornem naturalmente mais curiosos, indaguem e queiram aprender.
1# Entenda que as crianças são diferentes e peculiares
A princípio, uma das regras do aprendizado é considerar o quanto as crianças diferem e possuem características próprias. Ou seja, não aprendem da mesma maneira e podem ter dificuldades distintas.
Geralmente, as crianças são curiosas, fazem muitas perguntas e aprendem mais rapidamente aquilo que é visual.
Sendo assim, incentive a apresentação de imagens e vídeos, desenhos, pinturas e assim por diante.
Além disso, algumas crianças tem maiores limitações que outras, de acordo com a idade e desenvolvimento cognitivo e motor que merecem atenção.
2# Faça o aprendizado ser interessante
É bastante comum que o ato de aprender seja visto como um tipo de obrigação. Algo impulsionado pelo método tradicional das escolas.
Porém, quando isso acontece, é provável que as crianças não queiram aprender nada no tempo “livre”, já que são obrigadas a ir para as escolas, fazer provas e tarefas.
Com isso em mente, torne o aprendizado mais interessante e considere coisas extras, bem como o interesse individual dos pequenos.
Por exemplo, se a criança adora história, foque em mostrar quadros em épocas diferentes, mostrando as características, dicas de como replicar aquele período, o que estava acontecendo, etc.
Mas, se a criança é apaixonada pelo mar, fala sobre os animais que já existiram e os que ainda existem, ciclos, convivência e assim por diante.
Uma dica da Souza é apostar no uso de outros meios de aprendizado, como telas, quadros e lousas, mesas de jogos e mais.
3# Outros métodos de aprendizado: incentive a criança a buscar conhecimento
Imagine a seguinte situação: você foi para a escola, sentou e escutou aquilo que o professor tinha a dizer. Isso replicado em, ao menos, dez anos.
É exatamente este o processo pelo qual uma criança passa, onde terceiros dizem o que é importante e ela é um sujeito passivo, que deve reter os dados.
Considerando essa questão, é essencial mudar essa perspectiva.
Então, incentive as crianças a buscarem o conhecimento que consideram interessante, sendo o ativo no processo.
Por exemplo, faça perguntas sobre o que a criança sabe, mostre que aquilo que é importante e crie teorias e novos canais de pesquisa.
Suponha que a criança sempre esteja falando sobre plantas e flores. Pergunte quais ela gosta, onde encontra cada uma, como cuidar, cores, combinações, etc. Mas lembre-se: mostre que aquilo que estão dizendo é importante.
4# Responsabilidade e segurança: outros métodos de aprendizado
Por fim, você deve oferecer um local seguro para a criança aprender, questionar, estudar e falar sobre qualquer tipo de assunto.
Com isso, ela sente que tem voz naquele espaço.
Da mesma maneira, seja responsável em relação ao conhecimento, considerando limitações de cada fase e gradualmente elevando as perspectivas.
Em resumo, isso permite que o emocional fique sob controle, evitando picos de estresse e ansiedade, trazendo conforto, bem-estar e qualidade de vida.
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