Ter uma vida em tela significa conhecer as diferentes tintas disponíveis no mercado e escolher aquela mais interessante para a sua rotina, considerando o que quer fazer ou o resultado que espera.
Então, separamos algumas das opções e uso de cada uma delas. Confira!
1# Diferentes tintas disponíveis no mercado: Aquarelas
As tintas aquarelas criam um efeito visual super diferente, leve, incrível. Muitas vezes, traz um aspecto de irreal, sonho, épocas diferentes ou mesmo para destacar objetos e pontos específicos.
Essas tintas são usadas na indústria têxtil, para produção de roupas elegantes ou mesmo mais simples, como saídas de praia e moletons.
A composição é semelhante ao guache, mas muito mais solúvel. Logo, você pode alterar a cor da tinta adicionando água, deixando-a mais translucida ou não.
Ou seja, é um efeito realmente incrível e que vai mudar a sua perspectiva sobre telas.
2# Tinta Acrílica na vida em tela
A tinta acrílica é uma das mais usadas pelos pintores iniciantes, já que é facilmente controlada, mais espessa e traz mais versatilidade.
Da mesma forma que a aquarela, pode ser diluída em água, garantindo um efeito parecido, e aumentando as chances de uso. Mas você também pode usar sem diluir, deixando-a mais próxima de uma tinta a óleo.
Outra vantagem é que seca mais rapidamente e, se precisar passar outra cor/tinta por cima, depois de seca, terá uma total cobertura.
E, aqui na Souza Arte e Cultura, você encontra os melhores estojos e caixas para organizar todos os seus materiais. Confira!
3# Tintas disponíveis no mercado a Óleo
Considerada a ideal para a vida em tela, a tinta a óleo é indicada para quem já domina algumas técnicas, sendo a mais usada pelos pintores clássicos.
Justamente por isso, vale dizer que essa tinta é um pouco mais difícil de usar, já que você vai precisar diluir em solventes.
Os mais usados são o óleo de linhaça e terebintina, mas existem muitos outros disponíveis no mercado.
Mas não é só isso, você também precisa usar um acelerador para a secagem. Caso contrário, cada tela demorará mais de seis meses para secar.
Inclusive, essa demora na secagem é uma vantagem para artistas que querem alterar ou fazer correções.
Criando texturas: aposte em diferentes materiais
Por fim, uma dica especial é apostar em outros materiais para compor a sua obra de arte.
Assim, você pode usar pedaços de algodão, cordas, fios, tecidos, folhas e flores e mais.
Tudo isso permite que você crie camadas, adicionando texturas em pontos específicos da sua arte, para desenvolver algo único. No caso de flores e folhas, prefira utilizar as secas e as cubra com um aglutinante, evitando que acabem úmidas, o que pode causar a queda do material ou outro problema.
E, para ter acesso as melhores telas do mercado, clique aqui e confira todas as opções riscadas ou em branco, para começar uma nova história.