A responsabilidade social na arte e cultura

responsabilidade social na arte

 

A responsabilidade social na arte e cultura envolve o cuidado em relação a tudo o que uma sociedade defende, acredita e sabe sobre si mesmo, considerando suas origens e até mesmo seus erros.

Em suma, o termo responsabilidade traz à tona a questão de aceita, entender, tomar para si e agir, exatamente nessa ordem.

Quando você comece um erro com outra pessoa, deve aceitar que errou e entender onde foi que isso acontece ou como, tomar essa responsabilidade e então agir, seja para não errar novamente, um pedido de desculpas e mais.

Pensando nisso, separamos alguns exemplos importantes de coisas que aconteceram ao longo da história e como isso ainda está vivo nas sociedades. Confira!

Responsabilidade social na arte e cultura

A responsabilidade social é um termo usado em questões ambientais, nas questões de apoio a causas, ações voluntárias, empatia e solidariedade.

Da mesma forma, é muito usado nas empresas, apontando para o mercado e falando sobre marketing responsável, novas posturas, transparência, etc.

Trazendo para o ambiente da arte e cultura, essa responsabilidade se destaca por ser uma forma ética e respeitosa de saber mais, sem atacar uma comunidade ou sujeito.

Por exemplo, os diferentes tipos de quadros podem auxiliar diferentes alunos no processo de aprendizagem.

Desde a questão da escrita, apresentação, fixação ou até para organizar melhor as ideias.

Além disso, a arte impacta na cultura, e vice-versa, ao passo que ressignificam as ideias, perspectivas, passado e futuro.

Justamente por isso, a responsabilidade social é indispensável em todos os aspectos, não apenas para que a arte e a cultura sejam livres, mas para acontecerem sem interferências individuais.

Suponha que você viva em uma determinada cultura e queira representá-la e entendê-la através da arte. Você tem uma responsabilidade social ao usar as telas, transparente com o que acredita e conhece/quer apresentar, sobre a sua postura.

Ou seja, não vai copiar a arte de terceiros, roubar ou algo assim.

Em contrapartida, a responsabilidade social também deve acontecer em direção a si, para que a sua arte seja validade e respeitada, sem críticas relacionadas ao seu intuito.

Arte – O que é e sua importância

Arte nada mais é que uma forma de expressar alguma coisa. Sejam emoções, histórias, percepções, cultura e valores.

Para isso, é comum utilizar ideais de beleza e equilíbrio, harmonia ou mesmo ir totalmente contrário a isso tudo.

Na maioria das vezes, pensamos em grandes pinturas em tela quando falamos em arte, mas também dá para expressar através da dança, cinema, esculturas, na música e muito mais.

Portanto, um indivíduo produz arte a partir da sociedade onde vive, considerando espaço, memoria, história e outras questões. Essa arte impacta o mundo a sua volta, causando um impacto.

Logo, é um movimento fluído e contínuo, essencial para todas as sociedades e beneficial para todas as idades.

Na Souza, sabemos dessa importância e acreditamos que o mundo deveria ter mais arte. Por isso, contamos com os melhores produtos para você começar a se expressar e inspirar outras pessoas. Vem conferir!

Nos siga no Instagram e no Facebook.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email

Posts Relacionados