As inteligências múltiplas se destaca como um conceito do neurologista e psicólogo Howard Gardner que nasceu em 1983. Desde então, o assunto mostrou ser essencial na vida dos adultos e crianças.
Primeiramente, vamos entender o que é isso.
Segundo Gardner, todo indivíduo tem habilidades cognitivas que o distingue dos demais. Logo, domina mais uma área que outra. Por isso, há físicos, químicos, médicos, advogados, artistas e tantos outros campos.
Assim, ao entender isso, você começa a observar quais são suas potencialidades, e trabalhar nela, bem como conhece suas vulnerabilidades e as respeita.
Diante disso, consideremos a importância de entender melhor esse assunto. Vamos lá!
A importância de entender as inteligências múltiplas
Agora, vamos considerar como as inteligências múltiplas atuam na nossa rotina de maneira prática, considerando a rotina e atividades.
Com isso, também chegamos na educação.
A princípio, entendendo melhor esse tema, você não se prende unicamente a uma nota ruim na escola ou aquela dificuldade, como um teste de Q.I onde o resultado saiu “fora do esperado”.
Em suma, não são todas as matérias de ensino e profissões que funcionam para todos. Logo, é essencial considerar suas individualidades, personalidade, história e habilidades.
Por isso, hoje falamos em uma educação mais personalizada e em estimular a criatividade desde a infância. Com jogos de tabuleiro, telas, quebra-cabeças, etc.
Quando pensamos na vida adulta, o impacto é percebido em como acontece o trabalho, a facilidade em seguir uma rotina ou a dificuldade em ser produtivo, etc.
Neste aspecto, há 3 princípios importantes:
- Entender a si mesmo e respeitar isso;
- Sair da zona de conforto e ampliar o seu portfólio;
- Buscar um equilíbrio e avanço contínuo.
Isso significa trabalhar em cima das suas aptidões, para ampliar, bem como conhecer suas dificuldades e descobrir como melhorar/contornar isso.
Ao mesmo tempo, sair da sua zona de conforto traz conhecimento, evita a sensação de estar sempre parado no tempo e permite novas experiências.
Simultaneamente, busque um equilíbrio na sua vida, cuidando de si avançando, crescendo, buscando novos sonhos e traçando novos planos.
Dicas práticas
Por fim, há algumas dicas práticas de como entender mais do assunto, mas principalmente colocar essa mudança em ação, saindo desse degrau no qual está e evoluindo.
- Reconheça você mesmo: entenda suas habilidades e dificuldades, e, porque isso acontece, se é algo desde a infância ou não;
- Ambiente de trabalho e pessoal: veja como tudo isso impacta no seu dia-a-dia, como baixa produtividade, problemas para se concentrar, etc;
- Gerencie seu tempo: aprender a gerenciar o seu da é indispensável para ter espaço para as coisas que precisa e quer fazer;
- Faça boas conexões: ter pessoas positivas e que estimulam é valioso, evite aquelas negativas, que sempre “te colocam para baixo”;
- Faça o mesmo pelos demais: seja alguém que estimula outras pessoas, ajuda, auxilia no desenvolvimento e assim por diante.
Aqui na Souza o nosso objetivo é fornecer conteúdos de qualidade para ampliar o seu conhecimento, bem como produtos de altíssima qualidade para estimular, inspirar e relaxar. Faça parte desse futuro em que tudo começa na educação!