A importância dos museus na preservação da história
Entender a importância dos museus na preservação da história é compreender qual o papel que esses espaços desempenham na sociedade.
Há uma série de razões para que alguns desses locais tenham se digitalizado, otimizando o acesso à distância. Aqui, a Souza irá mostrar a função, bem como algumas dicas de lugares para visitar.
As funções dos museus, muitas vezes, não são divulgadas corretamente ou ficam difusas diante de tecnologia.
A realidade é que, por muitos, os museus são considerados locais antigos, em alguns casos difíceis de acessar devido à localidade, bem como repleto de histórias que não são contadas na íntegra. Salvo quando há guias.
Dessa forma, é indispensável entender a real importância para usufruir desses passeios e se sentir em um mundo que já existiu.
1# Conservação de objetos e artefatos
Uma das funções mais básicas dos museus é servir de espaço de armazenamento e conservação. No geral, são nesses locais que os objetos antigos são restaurados, guardados e apresentados em segurança ao público.
Assim, os museus são guardiões.
Em síntese, os museus são capazes de guardar e preservar itens para as próximas gerações, garantindo o acesso futuro.
2# A importância dos museus na educação e conscientização
Aqui na Souza, defendemos que tudo acontece a partir de uma boa educação.
Neste cenário, os museus são espaços que promovem a educação e a conscientização por meio de exposições, visitas guiadas e programas educativos.
Assim, todos que visitam aquele espaço aprendem coisas sobre a história, um período, um acontecimento passado e quem eram os seres humanos em um mundo diferente daquele que conhecemos.
Diante disso, é a oportunidade de conhecer a histórica, aprender mais e compreender os eventos que ocorreram e porque aconteceram.
3# Pesquisas e estudos acadêmicos
A importância dos museus na história está ligada as pesquisas e estudos acadêmicos realizados a partir dos objetos e artefatos.
Ou seja, são espaços que abrigam coleções de pessoas e lugares, eventos e a evolução, como desenvolvimento da tecnologia, entre outros aspectos.
Por meio desses dados, os pesquisadores entendem como um determinado povo viveu, de onde surgiu uma crença ou ferramenta, etc.
4# Preservação da identidade cultural
Os museus são ferramentas indispensáveis para preservar a identidade de uma comunidade, nação ou região. Através dos artefatos, é possível identificar os hábitos, tradições, medos, expressões artísticas e assim por diante.
Inclusive, foi através desses espaços, que grandes historiadores avaliaram, estudaram e entenderam como alguns grupos viviam, o que faziam, quais eram os formatos da vida e muito mais.
Conhecendo a história, é possível evoluir enquanto sociedade e evitar que os erros do passado sejam cometidos.
Os diretores do Memorial do Holocausto (Berlim, Alemanha) foram questionados a alguns anos sobre o motivo de manter o local aberto. E a resposta foi: “olhar para o passado, é evitar que essa história se repita”.
Simultaneamente, os museus garantem a preservação do patrimônio arquitetônico e a contação de histórias. Tanto para encantar, quanto para ensinar.
5# Fomento do turismo
A importância dos museus também está ligada ao turismo, permitindo que esses espaços repletos de histórias sejam visitados. Inclusive, você nem precisa sair de casa.
Atualmente, você pode conferir o Museu do Amanhã, aqui do Brasil, em um tour virtual.
Na prática, aumentando o acesso a esses espaços, o turismo se torna mais acessível para todas as comunidades, quebrando as barreiras dos países.
Logo, é possível preservar a memória e honrar os eventos e figuras importantes, mas também compreender as atitudes e situações que levaram a erros importantes, como o Regime Nazista.
Outros museus com tour virtual:
- Louvre – França
- Metropolitan Museum of Art, Nova York – Estados Unidos
- Art Institute of Chicago, Chicago – Estados Unidos
- Museu do Vaticano, Roma – Itália
- Museu Casa de Anne Frank – Amsterdam