Entender a importância dos jogos mentais na infância é um dos primeiros passos de mudar a maneira como incentiva os pequenos a brincarem, descobrirem coisas novas ou mesmo para sair de algumas zonas de conforto, como as telas.
Separamos aqui o que você precisa saber sobre esses jogos, quais são os mais indicados e principais benefícios e mais. Confira!
O que são jogos mentais e mais recomendados
A princípio, cabe destacar que jogos mentais são aqueles que estimulam o funcionamento cerebral sob diferentes perspectivas.
Portanto, trata-se de uma maneira de incentivar a criança ou mesmo o adulto a aprender algo diferente, treinando o cérebro a pensar e avaliar situações.
Então, funciona como obstáculos psíquicos, que serão ultrapassados a cada jogada.
Na prática, o que acontece é que o cérebro avalia a situação a qual a criança está exposta e considera as opções disponíveis, gerando ações distintas e incentivando a tomada de decisão.
Mesmo que isso comece de maneira lenta, torna-se algo automático, transferido para outras áreas da vida e influencia nos comportamentos.
Assim, existem diferentes opções de jogos, como:
- Xadrez, dama e trilha: ideal para exercitar o cérebro para tomar decisões, imaginar reações e torná-lo mais estratégico;
- Sudoku e palavras-cruzadas: geralmente indicado para crianças maiores, este auxilia no desenvolvimento mental, da memória, ação a partir do tempo, atenção, lógica, etc;
- Dominó: bastante popular, é uma atividade que estimula o lúdico, pensamento estratégico, números e mais;
- Campo de botão: estimula o pensamento crítico junto a coordenação motora, postura, equilíbrio e orientação de espaço.
Mas existem outros jogos interessantes para inserir na rotina, como banco imobiliário, forca, gamão, bridge, jogos de cartas e assim por diante.
A importância dos jogos mentais na infância
Os jogos mentais são essenciais em todas as fases da vida por diferentes motivos.
Na infância, o foco é começar a trabalhar a memória, estratégias e todo o aspecto cognitivo para facilitar a arte de pensar, como algo natural e simples.
Portanto, não se trata apenas de estimular a inteligência, mesmo que funciona, mas também de garantir que outras áreas cerebrais funcionem ao longo da rotina.
Através desses jogos, os pequenos avaliam melhor diferentes situações, aprendem a importância de manter a calma e de não responder sob estresse.
Sabemos que tudo começa com uma boa educação, por isso, precisamos ir além do que é fácil ou acessado em pouquíssimos segundos.
Com o avanço da tecnologia, as crianças ficam expostas às telas por longos períodos de tempo, prejudicando o desenvolvimento.
Segundo uma matéria do NeuroConecta, o uso excessivo de eletrônicos pode contribuir com quadros de déficit de atenção, distúrbios do aprendizado, impulsividade e causa uma redução da regulação emocional.
Portanto, os jogos vêm para substituir meios nocivos e permitir que as crianças tenham seu potencial máximo aproveitado.
Então, não espere mais tempo, comece a inserir essas atividades como parte natural da vida dos pequenos e veja o avanço acontecer em pouquíssimos dias.
Aqui você encontra diversos materiais de alta qualidade para impulsionar a cognição rapidamente. Venha conferir!