Ano Novo e aulas presenciais saiba o que esperar de 2023

ano novo e aulas presenciais

Aqui na Souza sabemos que tudo começa com uma boa educação e, por isso, o ano novo e aulas presenciais trazem algumas mudanças importantes no cenário brasileiro. Confira!

Ano Novo e aulas presenciais – As mudanças já começaram

Desde o segundo semestre de 2022, as aulas começaram a voltar ao “normal” e trouxe diversos desafios para pais, alunos e professores. Não apenas no quesito adaptação, mas também por apresentar um novo tipo de aprendizagem.

Pensando nisso, separamos algumas informações sobre o que está por vir, entenda:

Novo Ensino Médio

A proposta de 2017, uma lei que alterava algumas questões do Ensino Médio em escolas privadas e públicas, começa a ser implementado agora.

Dessa forma, a principal mudança são os itinerários formativos, obrigatórios a partir de 2023. Basicamente, são conjuntos disciplinares e todas as oficinas, projetos e outras que o estudante terá que escolher. Mas também há outras alterações, como:

  • As horas de estudo passam a ser 5, ao invés de 4;
  • A Base Nacional Comum Curricular ganha novas disciplinas;
  • Os estudantes terão novas cargas horárias anuais;
  • Tem o Projeto de Vida, focado na vida após a escola.

Se quiser saber mais, confira a matéria publicada no G1.

Aprendizado Híbrido

Ainda que não seja uma lei, a realidade é que a educação híbrida começou a ganhar forma por volta de 2019 e foi crucial durante a pandemia.

Em síntese, consiste em usar mais de uma forma de educar, incluindo meios tecnológicos na sala de aula e vice-versa.

Com isso, o ensino remoto eleva as chances de acompanhar novidades, ter suporte de ferramentas e ampliar as possibilidades do aluno, que já está imerso.

Além do mais, permite uma personalização da aprendizagem, para que os alunos direcionem e aprendam sobre assuntos que mais gostam e vá além das disciplinas obrigatórias.

Competências Socioemocionais

Os estímulos infantis e de adolescentes ganha novas formas com a percepção sobre a importância de cuidar do emocional, da saúde mental daqueles que estão em desenvolvimento.

Por isso, muitas escolas já iniciaram o trabalho acerca de habilidades cognitivas, inteligência emocional e desenvolvimento social. Como trabalho em telas, meditação, suporte terapêutico e mais.

Vale destacar que isso tudo só funciona quando a escola tem uma gestão otimizada, organizando horários e evitando conflitos internos.

Mais tecnologias no Ano Novo e aulas presenciais

Por fim, uma das tendências para o ensino é a mudança gradual e natural, com novas tecnologias inseridas na educação, bem como no dia-a-dia do aluno.

Como o uso dos dispositivos móveis, jogos, realidade aumentada e até inteligência artificial.

Claro que algumas escolas vão se beneficiar mais que outras dessa tendência, considerando poder aquisitivo e gestão.

Enfim, junto a isso, vem o microlearning, que defende que os conteúdos devem ser apresentados em doses, não de forma excessiva.

Algumas ideias que vem sendo incorporadas são as realidades em 3D que podem ser acessadas com um smartphone, como a visita a museus e outros países.

Sendo assim, é uma nova gestão capaz de transformar o futuro neste ano novo e aulas presenciais que estão por vir.

Já para acompanhar as tendências da educação, confira o Blog Souza e não perda nada do mercado, tenha acesso aos melhores produtos e aproveite para fazer o seu orçamento.

Nos siga no Instagram e no Facebook.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email

Posts Relacionados