Lidar com o estresse na rotina de trabalho não é nada fácil e, muitas vezes, o excesso de problemas resulta na Síndrome de Burnout, aparecimento de sintomas físicos e emocionais, entre outros.
A partir disso, separamos aqui as melhores dicas como lidar com esse fator natural, mas que pode ser prejudicial para o corpo e mente. Confira!
1# Entenda a causa principal do seu estresse
O estresse no ambiente de trabalho pode ser resultado de diferentes fatores, sendo essencial compreender melhor a causa.
Muitas vezes, isso não significa que você conseguirá resolver rapidamente o problema, mas pode desenvolver estratégias.
Por exemplo, se o problema é o salário ruim, é possível procurar outras áreas, mas se o problema está no excesso de carga, pode organizar melhor a rotina.
2# lidar com o estresse na rotina de trabalho – Conflitos: resolva sem elevar o problema
Os conflitos no ambiente de trabalho são naturais, alguns positivos e outros negativos.
Seja como for, a recomendação é que você lide com isso com o máximo de calma possível, mesmo que o outro não esteja na mesma posição.
Dessa forma, mantenha a calma, evite gritos e xingamentos, tenha uma postura de respeito e controle e pare com o conflito.
Muitas vezes os conflitos começam sem nenhum motivo, decorrente de uma fofoca ou mal entendido. Resolva isso de forma clara, evitando mais burburinhos.
3# Seja claro e respeitoso consigo mesmo
Uma das dicas de como lidar com o estresse na rotina de trabalho é tornar a clareza sua principal arma.
Por isso, tenha um quadro de qualidade e anote sua rotina, foco, recados importantes e o que mais for necessário.
No trabalho, tenha uma postura profissional, respeite seus limites e sentimentos, avalie como pode ser mais produtivo e, quando preciso, se dê tempo.
4# Como lidar com o estresse na rotina de trabalho: organização
A organização é uma das principais armas para reduzir o estresse e combater sintomas atrelados a ansiedade, irritabilidade e nervosismo.
Dessa forma, tenha caixas-arquivo para organizar documentos importantes e evitar a perda de qualquer material ou mesmo um easy box, para que tudo tenha o seu lugar.
Aqui também é interessante considerar itens ergonômicos, para que a sua rotina tenha o maior conforto possível, evitando dores musculares, problemas na coluna e outras.
O apoio para os pés e uso de meses e cadeiras adequadas são indispensáveis.
5# A importância do tempo e cuidado
Por fim, é válido destacar que o estresse é uma das principais queixas trabalhistas, mas que pode ser natural, quando controlada e sem afetar outros aspectos da sua vida.
Então, invista nas mudanças e dê tempo para que o seu corpo entre em equilíbrio, apostando em cuidados extras para a sua saúde mental.
Neste cenário, aposte em exercícios físicos, alimentação balanceada, descanso de qualidade e planejamento.
Ter um hobby e atividades fora do trabalho também vão ajudar no controle geral das emoções.
Na dúvida, sempre consulte um profissional, discuta sobre o problema e definam um método de ação mais efetivo.
Aqui na Souza você encontra os melhores produtos para o seu escritório, arte e cultura. Confira o nosso catálogo e converse com um dos nossos consultores.