Conhecimento e cultura são dois termos populares, que surgem em diversas fases de estudo, trabalho ou mesmo em questão mais pessoais e privadas.
Entretanto, poucos falam sobre como exatamente um influencia o outro, ou como ambos são influenciados por instituições, crenças e história. Logo, é algo fluído, mas importante para todos, em todas as fases. Saiba mais!
Conhecimento e cultura
O conhecimento é definido como ato de conhecer, perceber ou compreender algo através de uma experiência, pensamento ou raciocínio.
Não à toa, é algo amplo, que desperta o interesse da humanidade desde os primórdios e debatido na Sociologia, Filosofia, Religião e mais.
Já a cultua é um combo de tudo o que define uma sociedade, seja um pequeno grupo ou não. Incluindo a moral, leis, artes, costumes, crenças e conhecimentos.
Por exemplo, uma comunidade pequena em uma região afastada, provavelmente, terá uma cultura distinta de uma sociedade de um grande centro urbano.
Assim, ter produtos que são suporte a toda a criatividade do ser humano e impulsionam a arte e cultura é essencial.
Importância em todas as fases
Na prática, o conhecimento e cultura são essenciais para constituir a identidade de um povo, distingui-los dos demais e apresentar as raízes, origens e tudo aquilo que os inspira.
Mas muitos não imaginam ou percebem como tudo isso é impactante desde o nascimento de um indivíduo.
Ao nascer, uma criança é inserida dentro de uma comunidade e adquire conhecimento com o crescimento.
Sendo assim, uma série de comportamentos, atitudes, valores e regras são impostas, desde as coisas mais simples.
Em crianças indígenas, por exemplo, a cultura impulsiona o conhecimento sobre a natureza, animais, caça, rituais e assim por diante. Já nas regiões mais industrializadas, os pequenos crescem e começam a aprender as letras, escrita, unidade escolar, valores éticos e leis gerais do ambiente, etc.
Assim, conhecimento e cultura são essenciais para a formação do indivíduo no âmbito moral, intelectual e pessoal.
Da mesma maneira, ao longo dos anos, tudo isso pode mudar a partir de novos conhecimentos, que são inseridos naquela comunidade e pode mudar a cultura.
Exemplo disso é a medicina.
Inicialmente, acreditava-se na ideia de fluidos do corpo, onde o desequilíbrio desses líquidos comprometeria a saúde do sujeito.
Com os novos conhecimentos sobre funcionamento, órgãos, metabolismo e outras, essa perspectiva mudou e, ao invés de tentar curar doenças apenas com plantas, passou-se a realizar exames, testes, tomar remédios ou mesmo optar por tratamentos mais complexos.
Na Souza, sabemos que tudo começa com uma boa educação e, por isso, contamos com produtos de altíssima qualidade para todas essas fases, conhecimentos e impactos culturais.
Fases do conhecimento e cultura
Cabe destacar que cada fase do ser humano é impactada de diferentes maneiras por aquilo que aprende e/ou vê.
Na infância, é comum que as crianças funcionem como um espelho, absorvendo e reproduzindo tudo o que veem.
Com o crescimento, passam a pensar de forma mais independente, questionam, duvidam e buscam mais respostas.
Justamente por isso, na adolescência, os embates entre pais e filhos é bastante comum.
Para saber mais e conhecer tudo sobre arte, cultura, conhecimento, ergonomia, sustentabilidade e os melhores produtos para ter uma vida de altíssima qualidade, confira o nosso blog.