Desenvolver a paciência e autocontrole na primeira infância não é fácil, mas é essencial para que os pequenos tenham uma vida mais equilibrada, saudável e um bom desenvolvimento mental.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de como fazer isso em esquemas simples e possíveis, começando com as atividades mais básicas da rotina. Confira!
1# Paciência e autocontrole na primeira infância: entenda
A princípio, a paciência se destaca como uma virtude ou capacidade de lidar com adversidades.
Como situações ruins, sem que isso cause revolta ou respostas agressivas.
O autocontrole vem como a capacidade de dominar os próprios medos, impulsos, sentimentos e assim por diante. Seja para não “atingir” o outro ou a si.
Sendo assim, são duas qualidades essenciais para a vida em sociedade, mas também para evitar picos de estresse, ansiedade e frustração.
Cabe lembrar que a criança ainda está se desenvolvendo, ou seja, não reconhece tudo o que é negativo ou impulsivo, tem uma tolerância inferior e reage, principalmente, por impulso, proteção e sobrevivência.
2# Valide os sentimentos dos pequenos
Dessa maneira, uma das dicas para auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades é validar aquilo que a criança sente.
Portanto, ao invés de dizer para ela “parar de chorar” ou que “aquilo não foi grande coisa”, reserve esses pensamentos para si e mostre que você a respeita.
Tente entender o que ela sente, o que quer dizer, como aquilo a afetou e mostre que é importante.
Isso permite que a criança comece a refletir, entender suas próprias emoções/reações e, no futuro, lidará com aquilo de outra maneira.
3# Ensine sobre o assunto
Um dos erros dos adultos é deixar de ensinar por acreditar que as crianças ainda são pequenas demais para aprender.
Lembre-se, a maioria das conexões cerebrais ocorrem até os seis anos.
Assim, você pode (e deve) começar o ensino sobre paciência, autocontrole e tantos outros o quanto antes, mas de forma simplificada.
Por exemplo, dê nome para aquilo que ele sente, peça que fale sobre o que está pensando e situações gerais, reações, etc.
Além disso, fale sobre a questão de ação e reação, consequências, problemas que podem surgir, etc.
Você pode começar dizendo que entende o momento de raiva e que isso é natural do ser humano, mas que se ele quebrar o brinquedo no processo, a consequência é que ficará sem aquele objeto, porque quebrou.
Não se trata de punir, mas de mostrar cenários.
4# Apresente outras opções de ação e reação: paciente e autocontrole na primeira infância
Não é segredo que nem todos os adultos têm paciência ou mesmo autocontrole, muitas vezes, essa falta de “jeito” é resultado de um desenvolvimento que não aconteceu como deveria.
Dessa forma, você pode auxiliar no desenvolvimento das crianças apresentando alternativas, mas isso começa em casa.
Então, quando a criança começa a chorar e fazer birra por desligar a TV, não brigue esperando que ela “engula o choro”.
Espere ela se acalmar um pouco, converse, entenda e exponha a questão de forma lúdica.
Mostre que ela pode brincar de outra coisa, que existem mais atividades disponíveis, fique ao lado dela naquele momento de ira e seja o melhor exemplo que ele pode ter.
Se você responde de forma agressiva, é provável que criança faça o mesmo.
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