Dia internacional das Florestas com a Souza
A Souza visa transmitir conhecimento e garantir o acesso à educação de uma forma mais prática e didática. Não à toa, no Dia Internacional das Florestas traremos uma comemoração diferente.
Focando na conscientização, bem como na sustentabilidade, esse dia é indispensável para mostrar uma série de conquistas valiosas acerca da preservação de uma série de lugares do globo.
Quer saber mais? Então, vamos começar!
21 de março: Dia Internacional das Florestas
A data nasceu em 2012 visando conscientizar a população sobre as áreas verdes do mundo, envolvendo tanto a reflexão sobre o assunto, quanto a preservação.
Quando falamos em florestas, é essencial considerarmos que o assunto sempre aparece nas escolas, mas deveria ser melhor discutido.
Proclamada na Assembleia Geral das Nações Unidas, anualmente um tema é escolhido. Em 2019 foi “Florestas e Educação”; em 2020 foi “Florestas e Biodiversidade”.
Na prática, as florestas são áreas importantes para a fauna e flora, sendo a casa de milhares de espécies, as principais responsáveis pelo oxigênio, clima, etc.
Por isso, quando esses espaços são desmatados/degradados, as autoridades alertam sobre o aumento do efeito estufa, derretimento das geleiras e assim por diante. Em síntese, tudo está conectado!
Sem contar que as florestas são as principais bacias hidrográficas.
Faça parte dessa equipe com a Souza
Sabendo que tudo começa com uma boa educação, é essencial falar sobre o assunto de forma lúdica para as crianças, mas prática para os demais.
Diante disso, existem diversas formas de apresentar o tema. Como apresentando a importância de apostar em equipamentos de qualidade, duráveis; reduzindo a troca de produção de lixo. Falar sobre consumo consciente, uso de madeiras de reflorestamento, etc.
É por isso que um dos nossos primeiros valores é o “
respeito à dignidade humana e à natureza”.
Além disso, nosso catálogo é dividido em três esferas:
educação, office e
arte & cultura. Então, surge a pergunta: como tornar o Dia Internacional das Florestas uma data de impacto?
A ideia é englobar 3 ações:
-
- Foque em um tema específico: para facilitar o direcionamento do dia, realizar trabalhos e pesquisas valiosos;
-
- Pense em formas de apresentar esse tema: como apresentações virtuais, visitas em locais, palestras, pinturas em tela, etc;
-
- Envolva o máximo de pessoas: nas escolas, por exemplo, forme parcerias entre classes, professores e outros.
Com as
telas riscadas, por exemplo, podemos abordar a importância das florestas na biodiversidade animal; sobre as “florestas marinhas” e assim por diante.
Já
usando os quadros, é possível definir as metas, como reduzir a produção de lixo diário, anotar mudanças a serem incorporadas.
A Souza convida você a
conferir um curta da Grande Reserva Mata Atlântica sobre o tema. Se você gosta desse tipo de conteúdo, a página divulga diversas histórias sobre a floresta.