O ensino de elite se refere, principalmente, as escolhas com melhor qualificação por especialistas, com ensino sobre diversas áreas e que prepara os estudando para o que está por vir.
Justamente por isso, se difere de tantas outras redes de ensino, que foca unicamente no básico, em ensinos mais tradicionais e que podem dificultar o avanço. Saiba mais!
Os segredos das escolas mais promissoras: ensino de elite
Primeiramente, cabe destacar que ensino de elite não significa exatamente que as escolas são particulares.
Exemplo disso, é a School for the Talented and Gifted, uma escola pública localizada em Dallas, Texas, que ficou em primeiro lugar de melhor escola do ensino médio por duas vezes.
Funcionando desde 1982, a high school é uma instituição que escolhe apenas os alunos com melhores notas, tem um número controlado de estudantes e diversos projetos em andamento.
Neste cenário, podemos destacar algumas características que apontam para o sucesso:
Além das notas
O sistema de notas escolares é um dos tópicos mais recorrentes nas discussões, funcionando como um termômetro para professores, alunos e instituição.
Entretanto, é sabido que apenas esse número não é o suficiente para mostrar o real quadro das coisas. Seja decorrente das colas, dificuldade das provas ou mesmo por haver diferentes inteligências.
Por isso, milhares de escolas já iniciaram um processo diferente, avaliando o aluno em uma totalidade.
Em outras palavras, considerando o rendimento diário, habilidades extras, interesses e a criatividade.
As escolas que seguem o modelo construtivista, por exemplo, focam em ensinos personalizados, para que cada aluno consiga um resultado máximo dentro daquilo que gosta, quer fazer e otimizando o processo.
Inovação e futuro no ensino de elite
Quando pensamos nos alunos e em tudo o que está por vir ou mesmo mudando, neste exato instante, surge a questão da tecnologia.
Dessa forma, as melhores escolas são aquelas que abraçam essas mudanças, ensinando e mostrando o que esperar dos próximos anos.
Com a pandemia, por exemplo, escolas que já tinham um sistema robótico, aulas online e sistemas de comunicação eficientes, conseguiram aderir ao novo modelos mais rapidamente.
Assim, o ensino não sofreu grandes prejuízos e muitos alunos puderam se desenvolver ainda mais.
Para isso, a inovação não pode ficar de fora do ensino e o futuro deve ser uma perspectiva positiva, a ser alcançada, não temida.
Porém, isso não significa apenas transformar o método das aulas, é preciso mostrar a importância desse novo mundo e trazer conceitos que sejam funcionais, como educação financeira, formatos de renda, trabalhos e especializações, etc.
Conforme especialistas apontam, a ideia é que o aluno queira seguir um caminho de sucesso, independe da área, e desenvolva ferramentas para isso.
É um processo com muitas características distintas
Por fim, o ensino de elite se destaca por ser um processo contínuo e com diferentes características. Sendo necessário:
- Projeto pedagógico focado no ensino de qualidade;
- Professores preparados para o dia-a-dia;
- Clima interno de qualidade, que favoreça o ensino;
- Presença fortificada de atividades extracurriculares;
- A visão de que aprendizagem é essencial e vantagem, não uma obrigação;
- Comunicação eficiente entre todos;
- Integração dos responsáveis/familiares.
Pensando nisso, separamos um catálogo de produtos que vai auxiliar neste processo de mudança, tornando o aluno centro do processo e evitando a evasão escolar. Confira!