A gestão de escritórios é um dos assuntos em alta para este ano, bem como para os próximos. Principalmente por trazer à tona a preocupação com a ergonomia e as mudanças provocadas pela pandemia.
Pensando nisso, separamos aqui quais são as ideias que estão em alta e os desafios mais esperados para o mercado.
Ideias – De olho nas tendências
As tendências na gestão dos escritórios estão focadas no uso da tecnologia e na preocupação com os colaboradores.
Junto a isso, alguns outros assuntos começaram a surgir, impulsionados pela pandemia e avanço da medicina laboral.
Por exemplo, entre as preocupações previstas que a retomada dos trabalhos estão:
- Ergonomia: para garantir a saúde física e mental dos funcionários;
- Síndrome de Burnout: evidenciada pelo alto estresse provocado em diversos setores;
- Flexibilidade: tanto no formato e design dos escritórios quanto nos horários de atuação.
Em síntese, milhares de empresas vem otimizando o funcionamento interno, pensando em continuar com o trabalho remoto, o home office, voltar aos escritórios com maior produtividade ou mesclar as atividades.
Fora isso, as tendências incluem o uso máximo das tecnologias disponíveis, principalmente para meios de comunicação, como os apps para reuniões por vídeo.
Desafios na gestão dos escritórios
Já quando o assunto são os desafios na gestão dos escritórios, um tema recorrente são as atividades repetitivas e manuais.
Ou seja, aqueles serviços que demandam tempo da equipe, mas que já podem ser substituídos por softwares.
Ao mesmo tempo, novas ferramentas de controle precisam ser adaptadas, para gerenciar atividades e pessoas de maneira mais prática.
Não à toa, cresce a busca por sistemas e planilhas.
Entretanto, uma dica especial da Souza é começar a otimizar os espaços de trabalho através de ferramentas funcionais, como:
- Apoios para os pés;
- Easy Box;
- Caixa arquivo, correspondência e fichário;
- Suportes para monitor com gavetas;
- Quadros brancos.
Pensando em tudo isso, separamos os melhores aqui na página, para você conferir e garantir uma gestão de escritórios mais eficiente.
Assim, com os itens certos em todos os espaços, cada colaborador pode se dedicar ao que realmente importa, o trabalho interno, sem se preocupar com onde deixar cada documento ou perder horas procurando um papel.
Relacionamento com o cliente: o pilar dos próximos anos
Enfim, a gestão dos escritórios está diretamente ligada ao relacionamento com o cliente, um dos pontos mais importantes evidenciados com a pandemia.
Na prática, não basta oferecer um produto ou serviço, é preciso conversar e entender as necessidades, para oferecer a melhor solução.
Dessa forma, é essencial criar um vínculo e fazer o público se identificar com a empresa/marca de alguma forma.
Seja por oferecer exatamente o que está sendo buscado, através de uma boa segmentação de público, resolver rapidamente as soluções, se comunicar de forma clara e mais.
Ao mesmo tempo, separamos algumas outras dicas importantes, confira:
- Escute tudo o que estão dizendo;
- Foque em maneiras de resolver problemas de maneira eficaz;
- Humanize o atendimento dos escritórios ao máximo;
- Tenha um direcionamento a partir das necessidades do cliente;
- Treine toda a equipe;
- Estude mais sobre comportamento e consumidores;
- Aposte nas tecnologias disponíveis.
Para saber mais e ter os melhores produtos para o seu escritório, conheça a linha Office da Souza ou entre em contato com um de nossos consultores para tirar todas as dúvidas.