Qualificação profissional nos tempos modernos

qualificação profissional nos tempos modernos

A qualificação profissional nos tempos modernos traz diversos aspectos desse novo mundo, como a versatilidade e o abandono dos métodos mais antigos e rígidos.

Pensando nisso, é essencial entender melhor como aliar essas alterações ao bem-estar profissional e ao avanço tecnológico.

Qualificação profissional nos tempos modernos

Os últimos anos foram marcados por mudanças profundas nos negócios.

Inclusive, podemos destacar aqui a alteração no meio de produção. Começando em um esquema super artesanal, que demorava semanas para ficar pronto, até a produção em massa, essencial para o período pós-guerra.

Neste cenário, antes o produtor deveria conhecer todo o processo de criar, em alguns casos até a obtenção de matéria-prima. Mais tarde, cada funcionário executava unicamente uma função.

Dessa forma, a qualificação foi sendo alterada ao longo dos anos, também impulsionado pelo processo educacional.

Assim, o elemento-chave dos tempos modernos é a execução eficiente. O que exige conhecimento e domínio de uma área.

Não à toa, cresce o número de especializações, onde muitos se tornam “especialistas” em um assunto.

Na prática, a qualificação profissional nos tempos modernos é essencial para gerar novas áreas e aumentar a empregabilidade, bem como o desenvolvimento das empresas/negócios.

Com destaque para os últimos dez anos, o mercado de trabalho mudou completamente, com novos requisitos essenciais e desenvolvimento de habilidades específicas para cada área.

O resultado é que as empresas sabem exatamente quem estão buscando no mercado, criando uma “lista” de conhecimentos e funções.

Aliando bem-estar e avanço

Diante desse novo cenário, podemos destacar diversos aspectos do mundo moderno.

Com a criação dos requisitos e a necessidade de qualificação profissional constante, aumenta a competitividade, níveis de estresse e ansiedade, algo impulsionado pela perspectiva de que qualquer trabalhador pode ser substituído.

Ao mesmo tempo, o avanço exige que mais qualificações e mudanças aconteçam, trazendo um tipo de ciclo de mudança.

Logo, podemos definir um tripé composto de conhecimento, competências e relacionamentos para que a empregabilidade ocorra.

Enquanto impulsiona o avanço, tudo isso pode contribuir para o desenvolvimento da exaustão no ambiente de trabalho e conflitos internos.

Dessa forma, o bem-estar e avanço caminha em direção a qualificação profissional nos tempos modernos, equilibrando questões pessoais e profissionais.

Não à toa, muitas pesquisas vêm sendo desenvolvidas dentro dessa perspectiva.

Como alcançar a qualificação profissional nos tempos modernos?

Por fim, a nossa dica é que você comece a considerar as novas formas de trabalho como uma perspectiva de futuro, com o cuidado físico e mental, considerando a ergonomia.

Além disso, defina quais são as suas metas e objetivos de curto e longo prazo, para criar um caminho.

Por exemplo, se o seu foco é trabalhar em uma empresa “x”, veja quais são as principais competências que ela exige, método de trabalho, funcionamento de equipes, etc.

A partir disso, você conseguirá entender quais conhecimentos precisa desenvolver, qual a área com maiores chances de sucesso ou se precisa aderir a alguma mudança de comportamento.

Para acompanhar as novidades ou conferir o nosso catálogo de produtos para arte e cultura, educação ou home office, confira a Souza e converse com um de nossos consultores.

Nos siga no Instagram e no Facebook.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email

Posts Relacionados