A sustentabilidade em escolas e escritórios permite uma redução na produção de lixo, contribui com o meio ambiente e ainda prepara essas pessoas para o mundo real. Ou seja, os comportamentos adotados dentro desses locais se tornam hábitos simples e comuns.
1# Reduza o uso do papel ao máximo
Uma das dicas mais importantes para escritórios e escolas é reduzir o uso do papel, o que também contribui com os custos gerais de material.
Em alguns casos, o papel não pode ser substituído, como em casos de contratos que precisam ser assinados ou distribuídos para outras pessoas.
Porém, dentro daquele ambiente, é interessante evitar o papel, que pode ser trocado por quadros de avisos, magnéticos e assim por diante.
Assim, você pode inserir todos os recados e informações, proporcionar ensino de qualidade e eliminar o uso de folhas e mais folhas de papel.
2# Incentive a reciclagem: sustentabilidade em escolas e escritórios
Incentivar a reciclagem significa ensinar sobre a importância e mostrar como isso pode mudar as coisas.
Dessa forma, é possível fazer parcerias com catadores e empresas de reciclagem, exigindo uma divisão do lixo, facilitando bastante esse processo.
Por exemplo, tenha cestos para cada tipo de lixo, como papel e orgânico, evite ao máximo o descarte de plástico, opte por embalagens de papel reciclado e assim por diante.
Além disso, peça dicas para terceiros sobre como mudar o ambiente, dicas para a vida ser melhor naquele espaço ou o que mais considerar necessário.
3# Lembre-se de economizar água
Tantos nos escritórios quanto nas escolas, o consumo de água é uma preocupação constante, já que este é um recurso natural essencial para a vida.
Portanto, o primeiro ajuste é garantir que o encanamento esteja funcionando adequadamente, evitando vazamentos.
Mas quem usa o local precisa ter consciência sobre o consumo, evitando deixar torneiras abertas, dar descargas desnecessárias ou contaminar a água.
Assim, torneiras automáticas podem ajudar na economia, assim como o uso de descargas alternadas, conforme o resíduo.
Neste cenário, opte pelo uso de produtos de limpeza amigos do meio ambiente, evitando aqueles de alto impacto e nocivos para os rios.
4# Sustentabilidade em escolas e escritórios: reduza o consumo de energia
A redução no uso da energia elétrica é essencial para trazer mais economia financeira para as escolas e escritórios, mas também para tornar o ambiente mais sustentável.
Portanto, é essencial optar por lâmpadas de LED, apagar as luzes quando o ambiente não estiver sendo usados e deixar janelas e portas abertas, para que a luz natural entre.
Em alguns casos, também é interessante optar por sensores de presença e até investir em painéis de captação solar.
Por fim, as escolas e escritórios podem criar espaços comunitários com plantas ou hortas, criar redes de caronas, reaproveitar alimentos, desligar equipamentos que não estão sendo usados, etc.
Sabemos que tudo começa com uma boa educação, então, indicamos uma mudança na rotina.
Como o uso de canecas pessoais no lugar de copos plásticos para água e café, por exemplo, bem como apostar na ergonomia, levando qualidade de vida e bem-estar para todos.
A Souza conta com um grande catálogo de produtos para levar sustentabilidade em escolas e escritórios. Mas, se ainda tiver dúvidas, entre em contato com nossos consultores.