Sustentabilidade nas vendas – Tudo o que você precisa saber

Sustentabilidade nas vendas

A sustentabilidade nas vendas deixou de ser algo imposto e passou a ser uma oportunidade para as empresas mostrarem o quanto estão preocupadas com o meio ambiente, poluição e outras questões.

Sabendo disso, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre o tema, para iniciar essa mudança interna e adotar práticas que elevem as chances de sua empresa competir no mercado. Confira!

O que é sustentabilidade nas vendas?

Primeiramente, uma venda sustentável foca em garantir resultados de longo prazo, criando uma estrutura que seja:

  • Eficiente;
  • Fidelize os clientes;
  • Valorize o negócio;
  • Motive internamente;
  • Reduza os custos;
  • Reduza o impacto na natureza.

Justamente por isso, os pilares aqui são os profissionais de vendas, os clientes e o processo interno do negócio.

Os vendedores são aqueles que tem toda a qualificação necessária para oferecer suporte, conhecendo a empresa e o produto.

Já os clientes são o público, que buscam empresas e produtos que sejam mais sustentáveis e que ofereçam aquilo que está sendo procurado.

Por outro lado, o processo interno é a empresa, englobando todas as estruturas, produtos, objetivos e parcerias.

Na prática, a sustentabilidade nas vendas envolve a questão ambiental, mas também traz vantagens para todos os envolvidos.

Como fazer uma venda sustentável?

O processo de sustentabilidade nas vendas envolve uma série de mudanças internas, para que a equipe funcione em harmonia, os resultados sejam avaliados e para que as novas tecnologias sejam incorporadas.

Ao mesmo tempo, é preciso mudar a perspectiva, adotando uma postura sustentável para o seu negócio.

Por exemplo, se você utiliza telas no dia-a-dia, vale a pena conhecer maneiras de reaproveitar ou aumentar a vida útil desse material.

Da mesma forma, é preciso repensar embalagens ou meios de entrega, se houver.

Pensando nisso, separamos um catálogo de produtos pensado para durar anos, apostando na ergonomia e começando com o conhecimento.

Outras dicas práticas incluem:

  • Reduzir consumo de energia elétrica;
  • Não fazer compras por impulso;
  • Ter um planejamento de compras;
  • Reutilizar equipamentos e embalagens;
  • Criar coisas com aquilo que já tem;
  • Reaproveitar materiais em geral;
  • Incentivar o público a adotar essa nova postura, etc.

Cabe destacar que o foco é escalonar a empresa sem elevar os custos, bem como equilibrar todas as questões ambientais, econômicas e sociais.

Neste cenário, a sustentabilidade ambiental são ações para reduzir o impacto no meio ambiente, a sustentabilidade social são ações pensadas na qualidade de vida das pessoas que possuem alguma ligação com a empresa e a sustentabilidade econômica é a lucratividade.

Sustentabilidade nas vendas na prática

Por fim, para começar a apostar na sustentabilidade nas vendas, é essencial identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio.

Dessa maneira, saiba quais são os aspectos que podem ser alterados, converse com demais colaboradores ou pessoas que conheça e comece um plano de prevenção de perdas.

Assim, você adota o marketing verde, uma estratégia para impulsionar o negócio reduzindo o impacto no ambiente.

Entre as medidas mais usadas incluem a troca do marketing tradicional pelo uso nas redes sociais, evitando o uso de papéis.

Se quiser saber mais e conferir todas as novidades, aqui na Souza você encontra o melhor catálogo de produtos para arte, cultura, escritórios e mais. Confira!

Nos siga no Instagram e no Facebook.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email

Posts Relacionados