A sustentabilidade nas vendas deixou de ser algo imposto e passou a ser uma oportunidade para as empresas mostrarem o quanto estão preocupadas com o meio ambiente, poluição e outras questões.
Sabendo disso, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre o tema, para iniciar essa mudança interna e adotar práticas que elevem as chances de sua empresa competir no mercado. Confira!
O que é sustentabilidade nas vendas?
Primeiramente, uma venda sustentável foca em garantir resultados de longo prazo, criando uma estrutura que seja:
- Eficiente;
- Fidelize os clientes;
- Valorize o negócio;
- Motive internamente;
- Reduza os custos;
- Reduza o impacto na natureza.
Justamente por isso, os pilares aqui são os profissionais de vendas, os clientes e o processo interno do negócio.
Os vendedores são aqueles que tem toda a qualificação necessária para oferecer suporte, conhecendo a empresa e o produto.
Já os clientes são o público, que buscam empresas e produtos que sejam mais sustentáveis e que ofereçam aquilo que está sendo procurado.
Por outro lado, o processo interno é a empresa, englobando todas as estruturas, produtos, objetivos e parcerias.
Na prática, a sustentabilidade nas vendas envolve a questão ambiental, mas também traz vantagens para todos os envolvidos.
Como fazer uma venda sustentável?
O processo de sustentabilidade nas vendas envolve uma série de mudanças internas, para que a equipe funcione em harmonia, os resultados sejam avaliados e para que as novas tecnologias sejam incorporadas.
Ao mesmo tempo, é preciso mudar a perspectiva, adotando uma postura sustentável para o seu negócio.
Por exemplo, se você utiliza telas no dia-a-dia, vale a pena conhecer maneiras de reaproveitar ou aumentar a vida útil desse material.
Da mesma forma, é preciso repensar embalagens ou meios de entrega, se houver.
Pensando nisso, separamos um catálogo de produtos pensado para durar anos, apostando na ergonomia e começando com o conhecimento.
Outras dicas práticas incluem:
- Reduzir consumo de energia elétrica;
- Não fazer compras por impulso;
- Ter um planejamento de compras;
- Reutilizar equipamentos e embalagens;
- Criar coisas com aquilo que já tem;
- Reaproveitar materiais em geral;
- Incentivar o público a adotar essa nova postura, etc.
Cabe destacar que o foco é escalonar a empresa sem elevar os custos, bem como equilibrar todas as questões ambientais, econômicas e sociais.
Neste cenário, a sustentabilidade ambiental são ações para reduzir o impacto no meio ambiente, a sustentabilidade social são ações pensadas na qualidade de vida das pessoas que possuem alguma ligação com a empresa e a sustentabilidade econômica é a lucratividade.
Sustentabilidade nas vendas na prática
Por fim, para começar a apostar na sustentabilidade nas vendas, é essencial identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio.
Dessa maneira, saiba quais são os aspectos que podem ser alterados, converse com demais colaboradores ou pessoas que conheça e comece um plano de prevenção de perdas.
Assim, você adota o marketing verde, uma estratégia para impulsionar o negócio reduzindo o impacto no ambiente.
Entre as medidas mais usadas incluem a troca do marketing tradicional pelo uso nas redes sociais, evitando o uso de papéis.
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