Dicas de ergonomia para o home office: como melhorar conforto e produtividade
Nesse post, separamos dicas de ergonomia para você aderir no trabalho home office, de modo a garantir maior qualidade de vida, conforto, bem-estar físico e emocional.
Confira!
A importância da postura correta
Quando pensamos em ergonomia, uma série de
equipamentos para a rotina surgem. Entretanto, há quesitos mais básicos pensados para a saúde profissional. Entre eles, está a postura.
Ter uma boa postura ao ficar em pé, sentado, dormindo e caminhando evita o desgaste muscular e dos ligamentos, reduz dores e evita lesões, garante o alinhamento ósseo e muito mais.
Isso, inclui:
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- Distribuir o peso corretamente: ficando com os dois pés no chão;
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- Usar sapatos confortáveis, que facilitem a boa postura;
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- Manter os ombros para trás, ficando com a coluna alinhada;
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- Usar almofadas e suportes para dormir ou ao se sentar.
Além disso, fazer atividades regularmente, bem como alongamentos, estimula a postura correta.
Iluminação ideal para o home office
Fazer o controle de iluminação durante o trabalho home office é outra prática importante para ser adotada. A recomendação é optar por luz natural indireta, sem formar sombra; usar persianas ou cortinas que bloqueiem o sol sem comprometer a entrada de luz.
Também, é importante que tenha intervalos de descanso; evitar luz direta nos olhos; ter hora de descanso sem usar qualquer tipo de tela; consultar oftalmologista regularmente.
Simultaneamente, os olhos devem estar na altura da tela, ou seja, no centro dela. Isso evita que você abaixe ou erga o olhar e o pescoço.
Decoração, pinturas e texturas
A
ergonomia a longo prazo envolve dicas de design para o espaço ao qual trabalha.
Conforme as pesquisas e a psicologia das cores, os tons afetam o seu humor, produtividade, sensações e assim por diante.
O ideal é escolher tons de verde ou azul, preferencialmente em tons pastéis, evitando tons avermelhados e alaranjado.
Ao mesmo tempo, opte por um espaço minimalista: tenha apenas o que precisa, evitando itens que acabam distraindo você ou que possam atrapalhar de alguma maneira.
Por exemplo, o excesso de itens pode causar estresse, comprometer a sua rotina, dificultar o dia-a-dia, entre outros.
Pensando nisso, o Blog Souza separou um
post especial com 4 dicas para montar um escritório funcional para a sua casa.